Quer saber como abrir seu próprio negócio? Vamos mostrar que abrir sua própria imobiliária é possível, mas você deve se preparar para uma série de desafios que envolvem desde a preparação do planejamento até a contratação de profissionais.
Esforço, persistência e comprometimento são características que não podem faltar em qualquer empreendedor, mas agora te apresentaremos as etapas específicas para se estabelecer no setor imobiliário.
Estude sobre o mercado
Conhecer o mercado em que se quer começar é imprescindível, acompanhe as tendências e notícias para oferecer um serviço atual e não perder dinheiro.
Sabe os processos específicos do setor em que está começando também é de suma importância. No caso do ramo imobiliário, você precisa saber como são feitas as transações imobiliárias e como se dá o exercício da profissão de corretor.
Plano de negócios
Um planejamento adequado é o primeiro passo de todo negócio de sucesso.
Um bom plano de negócios envolve várias etapas. Definir a proposta de valor da sua empresa, o tipo de cliente com que irá lidar e sua atividade-chave podem parecer coisas básicas e são, mas essas informações te darão uma base mais sólida para ações nos canais escolhidos e até mesmo para definir as principais parceiras.
Não esqueça também do planejamento de custos. É importante definir a estrutura de custos do negócio e também quais serão as suas fontes de receita.
Lembre-se que de nada serve um plano se não conseguir cumprir as etapas. Seja realista quanto as propostas e sempre acompanhe a evolução do trabalho.
Exigências legais
Os documentos legais para se abrir uma marca no Brasil variam de acordo com o tamanho e o tipo do negócio.
Para começar qualquer empresa é necessário comparecer a Junta Comercial, a Secretaria da Receita Federal e a Prefeitura do Município; estes órgãos lhe darão os avais necessários para abrir seu próprio negócio.
Uma especificidade do ramo imobiliário é a necessidade de um CRECI. Este documento funciona como um CRM para o médico, permitindo a você atuar como corretor de imóveis dentro da lei.
Entretanto, para se ter uma imobiliária, é necessário possuir também o CRECI jurídico. Para consegui-lo é preciso comparecer ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado e solicitar o documento.
Localização e estrutura
Mesmo pensando na era digital, uma boa estrutura faz toda a diferença.
Caso seu negócio tenha foco no online, é preciso investir em uma estrutura com boa conexão de internet. Se o, preze por uma localização estratégica e um espaço agradável para os clientes.
Forneça um bom ambiente de trabalho para os seus colaboradores e possibilite que eles realizarem grandes negócios!
A estruturação de uma empresa vai além da parte física, mas também é importante ter funcionários e corretores qualificados. Lembre-se: um bom atendimento fideliza o cliente.
Divulgação e Marketing
Um negócio só se mantém vivo com clientes. Por isso, criar estratégias para atraí-los é essencial.
Conheça os principais meios de comunicação da região que quer atingir e invista em formas de promover a sua marca, física e digitalmente.
Quando falamos sobre um negócio imobiliário, a internet pode ser usada principalmente de três maneiras: mostrar o seu produto para possíveis cliente e manter contato com quem já seu cliente. Atente-se em manter esses dois vieses atualizados.
Investimento e custos
Os custos de marketing, as despesas mensais da unidade e o pagamento de funcionários irão depender de cada estabelecimento, mas esses valores não podem ser esquecidos quando realizar seu plano de negócio.
Outro valor importante para colocar no planejamento é o capital de giro. Esta quantia serve para manter a empresa em pleno funcionamento até que o negócio comece a dar lucro.
Agora que você já sabe que montar a sua própria imobiliária é possível, baixe o nosso e-book! Tenha acesso a um conteúdo aprofundado sobre o tema e saiba todas as ações necessárias para abrir e gerenciar um negócio de sucesso!
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail